Existem vários mitos sobre o sono que podem afetar negativamente a qualidade do nosso sono e nossa saúde em geral. Aqui estão alguns dos maiores mitos sobre o sono:
-
"Precisamos dormir 8 horas por noite" - Embora 8 horas seja uma recomendação comum, a quantidade de sono que cada pessoa precisa pode variar. Algumas pessoas podem se sentir bem descansadas com menos de 8 horas, enquanto outras podem precisar de mais.
-
"Se eu acordar no meio da noite, devo tentar dormir de novo imediatamente" - Na verdade, se você acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir, pode ser melhor levantar-se e fazer algo relaxante, como ler ou tomar um chá de ervas, até sentir sono novamente.
-
"O álcool ajuda a dormir melhor" - Embora o álcool possa ajudar a adormecer mais rapidamente, ele interrompe o sono profundo e pode levar a um sono mais fragmentado e de qualidade inferior.
-
"O ronco é inofensivo" - O ronco pode ser um sinal de um distúrbio do sono chamado apneia do sono, que pode levar a problemas de saúde mais graves, como doenças cardíacas e diabetes.
-
"Se você dormir menos durante a semana, pode compensar no fim de semana" - Infelizmente, o "débito de sono" não funciona dessa maneira. Dormir muito nos fins de semana pode até piorar o seu sono durante a semana seguinte.
-
"Um cochilo durante o dia pode atrapalhar o sono noturno" - Se você dorme bem à noite, um cochilo durante o dia não deve afetar negativamente seu sono noturno. Na verdade, um cochilo curto pode ser benéfico para melhorar o seu estado de alerta e cognição durante o dia.
-
"Se você tem insônia, deve ficar na cama até conseguir dormir" - Ficar na cama tentando dormir pode realmente aumentar a ansiedade e dificultar o sono. Se você não conseguir dormir depois de 20-30 minutos, é melhor levantar-se e fazer algo relaxante até se sentir cansado novamente.
-
"O café da manhã é a refeição mais importante do dia" - Embora o café da manhã seja importante para o seu metabolismo e energia durante o dia, a qualidade do sono noturno também é fundamental para a sua saúde geral. Não subestime a importância de uma boa noite de sono.